27 de abril de 2012

Telefones de copos

Imagem retirada do site "Como se explica isso"


Penso que da minha geração, todos (ou quase) fizeram um telefone destes.
Eu fiz algumas vezes... penso que utilizava copos de iogurte, mas estes telefones pode ser feitos com copos de papel ou plástico e ainda latas de conserva (tenham atenção às zonas cortantes). É muito simples...
Material necessário:
- 2 copos de iogurte / papel / latas de conserva
- fio ou cordel (2 ou 3 metros)
Como fazer:
- Com cuidado, fazer um furinho no fundo de cada um dos copos (com ajuda de um adulto)
- Passar a extremidade do fio pelo furo e dar um nó na parte de dentro do copo e repetir no outro copo.
- Afastar os dois "comunicadores" o suficiente para manter sempre o fio esticado.
- Falar para o interior do copo e ouvir !!!
Agora, também para os crafters mais velhos, deixo uma explicação simples do funcionamento destes telefones... é sempre bom saber o porquê das coisas !

O telefone é feito para reproduzir o som à distância. Existem várias versões desta engenhoca... Mas sabem como funciona um modelo feito de copos?
A brincadeira, você já conhece: depois de amarrar cada uma das extremidades de um cordel a dois copos diferentes, uma dupla de amigos pode comunicar. O que parece mágica, porém, é explicado pela ciência, como vamos descobrir agora.
Digamos que fala num dos copos. Com isso, faz com que o ar no interior dele vibre para a frente e para trás muito rapidamente - algo como mil vezes por segundo. É isso que nós chamamos de som. Essa vibração vai-se propagar até bater no fundo do copo, que acabará funcionando como uma membrana, passando a vibrar também muito depressa para frente e para trás.
Essas vibrações não são visíveis porque o fundo do copo movimenta-se pouco e muito rapidamente. Nesta brincadeira, tente pensar no cenário: o fundo do seu copo movimenta-se dessa maneira, ao mesmo tempo está preso pelo cordel a um outro copo. Resultado? O fundo do seu copo acaba puxando e soltando o fundo do outro copo, que também acaba por se movimentar, como se fosse uma membrana. Esse puxar e soltar gerará vibrações para dentro do segundo copo. Assim sendo, se outra pessoa colocar o ouvido próximo a ele, poderá escutar a voz de quem falou no primeiro copo, de forma bastante nítida.
O segredo para o telefone funcionar está no cordel que une os dois fundos dos copos e que deve estar bem esticado, de maneira que possa transmitir os puxões dados por uma membrana a outra, ou seja, conduzir o som de um copo para o outro.
Este telefone funciona também com latas em vez de copos. É só preciso ter cuidado e verificar se existem partes cortantes ou enferrujadas para não se magoarem!
[adaptado de http://como-funciona-isso.blogspot.pt/, com crédito para Revista CHC 185]

Sem comentários:

Enviar um comentário